Colite ulcerosa: cuidados a ter

Colite ulcerosa: cuidados a ter

A colite ulcerosa é uma doença inflamatória do intestino que afecta o intestino grosso (ou cólon) e que se estima afectar cerca de 15000 pessoas em Portugal. Manifesta-se sobretudo por sintomas como diarreia, fezes com sangue e dores abdominais, que derivam da inflamação da camada que reveste o cólon e/ou o recto (mucosa) e que pode ficar com pequenas feridas, chamadas de úlceras, e sangrar. Outros sintomas menos frequentes podem incluir perda de peso, fadiga, dores articulares e febre. Esta doença pode surgir logo na infância ou em qualquer idade, afectado tanto homens como mulheres.

 

As causas são desconhecidas, mas pensa-se que seja consequência de uma resposta imunitária contra a microbiota intestinal que resulta nas lesões observadas, e parece haver maior risco em pessoas com história familiar da doença. Além da medicação que é aconselhada nalguns casos, existem alguns cuidados alimentares que pode ter de forma a prevenir as crises desta doença, mantendo-se sem sintomas por longos períodos. Em primeiro, importa saber que a alimentação não causa a doença, mas alguns alimentos podem agravar os sintomas. Ora veja:

  • Leite, alguns iogurtes e queijos podem causar diarreia e agravar os sintomas;
  • Alimentos com muita fibra, como as leguminosas e as sementes, podem também agravar as dores abdominais;
  • Probióticos: leites fermentados, alguns queijos curados ou legumes fermentados sao ricos em bacterias amigas do seu intestino e podem ser uma grande ajuda na redução da inflamação e na prevenção de futuras crises;
  • Água: sobretudo quando existe diarreia, é fundamental manter um bom aporte de água;
  • Fruta: pode ser prudente retirar a casca/pele ds frutos, pois é onde encontra mais fibra, sendo que a banana, bem como a maçã e a pera cozinhadas são por norma muito bem toleradas.

 

Deve também, e acima de tudo, praticar exercício físico de forma regular e estar atendo ao seu corpo de forma a perceber o que pode despoletar os sintomas, sejam alimentos, seja as horas de sono ou outros aspectos do seu estilo de vida.

:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI

 

ALCACHOFRA_-_UMA_PLANTA_AMIGA_DA_SILHUETA..._E_NAO_SO.jpg Como_evitar_crises_de_figado_e_vesicula.jpg Como_se_alimentar_durante_As_crises_de_figado_ou_vesicula.jpg


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

CCC000
Visualização normal