Cebola, uma amiga do sistema imunitário.

Cebola, uma amiga do sistema imunitário.

 

Legume da família das liláceas, a cebola é muito nutritiva e rica em vitamina A, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina C (ácido ascórbico), cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e silício.

 

A cebola contém quercetina, um poderoso antioxidante flavonóide, que combate os radicais livres do corpo humano, contribuindo para a desintoxicação do organismo. Os flavonóides fazem da cebola um bolbo muito amigo do nosso sistema imunitário, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, hormonais, anti-hemorrágicas, anti-alérgicas e com um nível de acção protectora contra alguns tipos de cancro.

 

Ao ajudar a absorção da vitamina C, os flavonóides contribuem também para a saúde das nossas unhas, cabelo, pele e ossos.

 

A favor da saúde do nosso coração.

 

Os alil sulfitos, são fitóquimicos presentes nas cebolas, que contribuem para diminuir a formação de coágulos no sangue e baixar significativamente os níveis de colesterol LDL (mau colesterol).

Este facto foi comprovado num estudo feito com mulheres japonesas, no qual se revelou que aquelas que ingeriram mais cebolas tiveram o colesterol LDL mais baixo. Outro estudo dirigido por cientistas da Universidade de Wisconsin, em Madison, concluiu que quanto mais forte o sabor e odor da cebola, menor seria a aderência das plaquetas, reduzindo consequentemente o risco de arterosclerose, doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e AVC.

 

 

  • 1
CCC000
Visualização normal