Como_se_alimentar_durante_as_crises_de_figado_ou_de_vesicula

Como_se_alimentar_durante_as_crises_de_figado_ou_de_vesicula

O fígado e a vesícula biliar, responsável pela produção de bílis, desempenham algumas das funções mais importantes para a nossa saúde. Um mau funcionamento destes órgãos compromete, não só, a digestão dos alimentos, como a absorção de nutrientes, a sua utilização a nível celular, e a excreção das toxinas produzidas após o processo de digestão estar completo.

 

O mau funcionamento hepático e/ou vesicular não ocorre apenas em casos de doença, podendo surgir em pessoas saudáveis por algumas causas. As mais comuns são a predisposição genética, infecções, sobrecarga de medicamentos, suplementos alimentares ou de substâncias presentes em alguns alimentos. Em geral, surgem associados alguns sintomas, como náuseas, tonturas, vómitos, falta de apetite, digestão dificultada, mal-estar geral, diminuição da pressão arterial, pele amarelada, entre outros.

 

Quando se fala no fígado e na vesícula, em alturas de crise, o melhor é não os estimular, dando-lhes “descanso”. Desta forma, deve:

- Evitar ao máximo o consumo de gorduras. Esta recomendação inclui, não só, a abstenção da ingestão de confecções ricas em gordura, como também a retirada de alimentos contendo gordura na sua composição;

- Fazer uma alimentação simples, baseada em alimentos cuja digestão seja fácil;

- Evite alimentos indegestos, como pimentos, pepino, cebola, ovo, leite, etc.;

- Prefira alimentos cozinhados em vez de crus;

- Durante as crises, retire da sua alimentação alimentos estimulantes, como o café, chocolate, chá preto e verde;

- Abstenha-se de ingerir alimentos ácidos, como citrinos, fruta verde, refrigerantes e vinagre;

- Retire os alimentos picantes da sua alimentação durante as crises hepáticas ou vesiculares;

- Comer de 3 em 3 horas, fazendo refeições pouco abundantes, mas frequentes;

- Beber líquidos com regularidade, preferindo a água;

- Excluir por completo a ingestão de álcool.

 

Em épocas de normal funcionamento do fígado e da vesícula biliar, existem alguns alimentos que pode incluir na sua alimentação, de forma a melhorar o seu funcionamento. São eles a água, o ananás e o abacaxi, a curuca, a maçã, o limão, os chás de boldo, beringela, hortelã, alfazema e alcachofra, o mel, os frutos silvestres, o alho, as nozes, o salmão, o azeite e o abacate.

 

 

  :: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI

 

10alimentosparamelhorarasaude-02.jpg
 
10alimentosquefazemperderpeso-02.jpg
 
ALIMENTOS-QUE-REDUZEM-A-DEPRESSAO-02.jpg
 

 


 

CCC000
Classic view