Proteína whey – tudo o que precisa de saber

Proteína whey – tudo o que precisa de saber

A proteína de absorção rápida, vulgarmente conhecida como whey, é um dos suplementos mais utilizados por desportistas em todo o mundo. Um dos principais objetivos da sua toma é a preservação ou o aumento da massa muscular, mas as suas vantagens são ainda mais amplas.

 

O que é a proteína whey?

A proteína whey é uma proteína de absorção rápida, extraída do soro do leite, de baixo peso molecular e de elevado valor biológico (fonte de aminoácidos essenciais). De entre a sua formidável composição em aminoácidos essenciais, destacam-se os aminoácidos de cadeia ramificada, BCAAs, que são dos principais constituintes da massa muscular. Existem varias formulações ou tipos de whey, com destaque para três grandes categorias: whey concentrado, em que a proteína existe em conjunto com os hidratos de carbono e gorduras; whey isolada, em que a proteína é isolada dos nutrientes hidratos de carbono e gorduras; e a whey hidrolisada, em que no processo de fabrico se sujeitam as moléculas proteicas ao processo de hidrólise, partindo-a em fragmentos menores e de melhor absorção.

 

Benefícios da proteína whey?

A proteína whey tem inúmeros benefícios, sendo o mais conhecido a preservação e o aumento da massa muscular. O facto de ser uma proteína de metabolização rápida, significa que a sua digestão, absorção e assimilação decorrem num curto espaço de tempo, sendo por isso muito útil na preservação do desgaste muscular pós-treino, fornecendo ainda aminoácidos essenciais em quantidade suficiente para servir de substrato à construção de tecido muscular. É por isso um complemento essencial de treinos e/ou dietas com vista à hipertrofia muscular.

A whey é ainda um excelente complemento de dietas de emagrecimento ou controlo do peso. O seu efeito de inibição do apetite faz da whey um excelente substituto de refeição, com a enorme vantagem de promover a mobilização de gordura para a produção de energia, em vez do músculo, preservando-o e combatendo, assim, a flacidez e perda de tonificação característica das dietas de emagrecimento.

Destacam-se, ainda, outras vantagens da whey, tais como:

  • fortalecimento do sistema imunitário;
  • fortalecimento da massa óssea;
  • controlo da diabetes;
  • anti-envelhecimento;
  • melhoria do processo de cicatrização.

 

Quando tomar?

A discussão acerca do período ideal e a quantidade da toma tem sido amplamente discutido, contudo, parece reunir consenso a sugestão de tomar whey como pós-treino, devido ao desgaste do exercício (que pode traduzir-se em catabolismo proteico) e ao estímulo do mesmo à construção de tecido muscular, sendo as doses recomendadas de aproximadamente 30gr. No entanto, pode haver vantagem também na sua toma antes do treino (e depois do treino), para melhores resultados ao nível da hipertrofia e volume musculares.

Nos dias em que não se pratica exercício, a sua toma pode substituir, com vantagem, o pequeno-almoço ou ceia (antes de dormir).

 

:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI

 

10-truques-para-ganhar-musculo.jpg
 
ZMA.jpg
 
Tribulus.jpg
 

 

 

 

 

 

 

 


 

  • 1
CCC000
Visualização normal