Dieta de eliminação: como funciona?

Dieta de eliminação: como funciona?

Uma dieta de eliminação é, por definição, uma dieta que visa eliminar o/os alimentos que lhe causam algum transtorno, como por exemplo diarreia, obstipação, flatulência, indigestão, inchaço abdominal, retenção de líquidos, enxaqueca, alergias cutânea ou outros sintomas. O que acontece é que, à partida, não sabe ao certo quais os alimentos que lhe estão a causar o problema, mas terá de começar por testar.

 

Começa-se por eliminar alguns alimentos suspeitos por algumas semanas, até ao desaparecimento dos sintomas. Geralmente isto acontecerá em 4-5 semanas; se não desaparecerem em 8 semanas, então os alimentos excluídos não serão, certamente, a causa. Por outro lado, se os sintomas desapareceram, pode passar agora à segunda fase da dieta de eliminação, para descobrir ao certo o alimento responsável. Irá voltar a introduzir os alimentos, mas um a um, um novo cada semana, de forma a identificar claramente o causador do sintoma.

 

De salientar que este procedimento não é exactamente um diagnóstico, mas pode ajudar ao diagnóstico e tornar-se parte do tratamento, pelo que deve ser sempre acompanhado/vigiado por um profissional de saúde credenciado. Desde logo, pode ser útil no diagnostico de problemas como a intolerância ao glúten, a intolerância à lactose, alergias alimentares, síndrome do cólon irritável, fadiga ou oscilações de humor, por exemplo.

:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI

 

Hidratesepelasuasaude Naodeixeotempoafectaraliemtacao mel


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

  • 1
CCC000
Visualização normal