Problemas digestivos? Conheça estes 10 suplementos

Problemas digestivos? Conheça estes 10 suplementos

Probióticos

Trata-se de alimentos que contem microrganismos vivos, bactérias ou leveduras, que são benéficas ao organismo humano. As bifidobactérias, por exemplo, presentes em leites fermentados, iogurtes ou suplementos, são benéficas para a digestão, contribuindo para a manutenção de uma flora intestinal saudável. São  muito úteis para a prevenção de gases, inchaço abdominal, diarreias ou obstipação, sendo ainda  úteis no alivio dos sintomas do síndrome do cólon irritável (SIC).

 

Alcaçuz

A raiz desta planta, da espécie Glycyrrhiza glabra, tem propriedades terapêuticas extraordinárias. Alem das acções anti-inflamatória, cicatrizante e anti-oxidante, o alcaçuz é também digestivo e antiespasmódico, acalmando a acidez e prevenindo a sensação de enfartamento após as refeições e as cólicas intestinais. Por ser cicatrizante, auxilia ainda na recuperação de úlceras do trato digestivo, como do estômago ou duodeno.


Hortelã pimenta

É um digestivo natural, muitas vezes consumido na forma de infusão, excelente para auxiliar a digestão e prevenir ou tratar a flatulência.

 

Camomila

Reconhecido calmante e digestivo, a camomila tem múltiplas aplicações, sendo muito útil no tratamento de distúrbios digestivos tais como a dor de estômago, cólicas e náuseas.

 

Gengibre

Esta raiz tem enorme capacidade digestiva, sendo comummente utilizado para o tratamento de dores de estômago e de náuseas, particularmente útil no tratamento complementar de náuseas associadas à gravidez. Pode ser utilizado ao natural, desidratado ou na forma de suplemento.

 

Glutamina

A glutamina é um aminoácido naturalmente encontrado no organismo, sendo abundante no tecido muscular e nos órgãos, como o intestino. Estudos recentes parecem apoiar a hipótese de que a suplementação de glutamina pode ser útil em situações de diarreia ou doença inflamatória intestinal, ajudando à recuperação do intestino e, consequentemente, melhor absorção dos nutrientes.

 

Glucomanano

O glucomanano, fibra natural originária da planta Konjac, tem uma enorme capacidade de retenção de água, sendo capaz de absorver até 100 vezes o seu volume, pelo que quando é ingerido forma no estômago um gel volumoso. Alem de auxiliar no controlo do apetite, esta fibra é um regulador natural do transito intestinal, ajudando a prevenir a obstipação e a tratar situações de diarreia.

 

Alcachrofra

A alcachofra é uma planta medicinal digestiva, exercendo uma ação benéfica na saúde do fígado e vesícula biliar, responsável pela digestão das gorduras da dieta.

 

Cardo mariano

Tal como a alcachrofra, o cardo mariano é um hepatoprotector, propriedade conferida pelo teor de silimarina que detém.

 

Boldo

Esta planta estimula a secreção de bílis pela vesícula biliar, auxiliando directamente à digestão de gorduras e bom funcionamento do fígado, e é, ainda, antiespasmódico. Por estas razões, o boldo é usualmente indicado para consumo (em infusão, cápsula ou outra forma suplementar) nos casos de digestão difícil, azia e/ou enfartamento após as refeições, má digestão das gorduras (por disfunção do fígado ou da vesícula biliar), náuseas, vómitos e obstipação (laxante suave).

 

:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI

 

Borututu Como_evitar_crises_de_figado_e_vesicula.jpg ALCACHOFRA_-_UMA_PLANTA_AMIGA_DA_SILHUETA..._E_NAO_SO


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

CCC000
Visualização normal