Chocolate preto, um aliado na saúde

Chocolate preto, um aliado na saúde

 

Existe a ideia pré-concebida de que o chocolate é um daqueles alimentos a riscar por completo de uma alimentação saudável. Mas, e se não for bem assim?

 

Contrariamente aos chocolates de leite, branco e com recheio, que são fontes quase única e exclusivamente de gordura e açúcares, o chocolate preto com mais de 70% de cacau beneficia das vantagens associadas ao seu principal ingrediente.

 

O cacau tem sido alvo de vários estudos que comprovam a presença de flavonóides e compostos polifenóicos de forte acção antioxidante, que surtem efeito no combate aos radicais livres, produzidos pelo próprio organismo, e que causam o envelhecimento celular precoce e aumento do risco de aparecimento de cancro. Não bastando, tem efeito na prevenção das doenças inflamatórias e cardiovasculares, aumenta a sensibilidade à insulina, diminuindo o risco de desenvolvimento de Diabetes Mellitus tipo 2, e reduz os valores sanguíneos de colesterol total e LDL.

 

A presença de triptofano no cacau, que se trata de um aminoácido, permite a produção de serotonina, conhecida como “a hormona da felicidade”, que ajuda a diminuir a ansiedade, a irritabilidade e o stress, melhorando o humor e a sensação de bem-estar.

 

Desta forma, vale a pena incluir o chocolate preto, com 70% de cacau, na sua alimentação. No entanto, tenha em conta que este é um alimento extremamente rico a nível energético, pelo que o consumo deve ser feito de forma moderada. O consumo diário de um a dois quadrados de chocolate preto permite beneficiar dos efeitos descritos acima, sem sobrecarregar a balança.

 

:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI

 

cebola1.jpg mel Figo

 

 

 

 


 

  • 1
CCC000
Visualização normal