Arando, poderoso antioxidante e antibacteriano.

Arando, poderoso antioxidante e antibacteriano.

 

Da família do mirtilo, o arando vermelho com apenas 55 calorias, é uma baga que cresce em arbustos pequenos. Crescem muitas vezes à beira de uma estrada de forma silvestre e são ricos em fibra, vitamina C e fitonutrientes, como flavonoides que fazem deste fruto silvestre um dos que contém mais antioxidantes fenólicos entre as 19 frutas mais consumidas, segundo o Journal of Agriculture and Food Chemistry.

 

Este fruto tem propriedades antioxidantes únicas e desempenha um papel crucial no combate das infecções do trato urinário. Existem 12 estudos a decorrer nos Institutos Nacionais de Saúde norte-americanos que se focam na eficiência dos arandos contra infecções deste nível. Segundo o Dr. Martin Starr, conselheiro científico do Instituto do Arando, os arandos para além de serem frutos nutritivos, exercem uma acção antiadesiva e antibacteriana que não se encontra noutras frutas. Os arandos impedem que bactérias nocivas adiram às células do nosso corpo.

 

Existem estudos que comprovam que não se trata apenas de uma acção a nível do aparelho urinário, mas os arandos têm vindo a demonstrar ser eficientes contra outro tipo de bactérias nocivas responsáveis pelas úlceras do estômago e doenças das gengivas.

 

As antocianinas e antocianidinas, e polifenóis, como o resveratrol e os flavonóides são compostos antioxidantes que conferem aos arandos um papel anti-inflamatório, no combate contra o envelhecimento, o aumento do colesterol e outros problemas cardiovasculares. Os flavonóides são responsáveis também pela redução do risco de aterosclerose. Este composto reduz efectivamente o “colesterol mau” LDL, e aumenta o “colesterol bom”HDL, protegendo o nosso organismo da acumulação de gorduras nos vasos sanguíneos.

 

Os arandos são considerados amigos das pessoas que sofrem de diabetes. É devido à composição das suas substâncias, semelhantes à insulina, que os diabéticos podem estar isentos de levar a injecção de insulina, substituindo a mesma pela ingestão de uma infusão feita com as folhas dos arandos.

  • 1
CCC000
Visualização normal