Frutos Secos, Coração Fresco

Frutos Secos, Coração Fresco

 

Os frutos secos apesar da sua elevada percentagem em gordura (cerca de 80%), são considerados ricos em nutrientes, o que faz destes frutos, alimentos saudáveis.

 

A gordura presente nos frutos secos é monoinsaturada e polinsaturada, o tipo de gordura que aumenta as lipoproteínas, contribuindo para equilibrar os níveis de colesterol. Fazem parte da constituição dos frutos secos, vitamina B1, B5, B9, B2, ácido nicotínico, vitamina E, B6; ferro, zinco, magnésio, fósforo, selénio, cobre, entre outras diversas vitaminas e minerais.

 

Aconselha-se a ingestão moderada dos frutos secos, devido ao seu elevado valor calórico, contudo, ao adicioná-los à sua alimentação como substituto de algumas gorduras saturadas estará a incluir os frutos secos de uma forma saudável na sua alimentação. Apesar do seu elevado valor energético, os frutos secos não contêm colesterol. Contribuem para o aumento do colesterol bom , HDL, e a sua constituição forte em fibras ajuda a eliminar o colesterol mau, LDL.

 

O Departamento de Nutrição da Loma Linda University, Califórnia, responsável por uma meta-análise com base em 25 estudos publicados, que envolveu 583 homens e mulheres, comprovou que ao incluir os frutos secos na alimentação, assistiu-se a uma diminuição das gorduras presentes no sangue, sem que estes indivíduos estivessem a tomar qualquer medicação para baixar o colesterol. Concluiu-se com este estudo que o consumo diário de 67 gramas de frutos secos reduziu o colesterol total em 5,1 %; o LDL teve uma diminuição de 7,4%, e os triglicéridos viram o seu valor diminuído em 10,2%.

 

:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI

 

cebola1.jpg Arando alho

 

 

 

 

 

 


 

CCC000
Visualização normal