Manter um bom estado de hidratação é fundamental para que todo o seu organismo funcione em pleno, sendo essencial em todo o processo de metabolismo, digestão, circulação, manutenção da temperatura corporal, eliminação de toxinas e na saúde da pele, por exemplo.
Alem da água, ingerida na sua forma simples ou em líquidos não açucarados como chá e infusões, pode também incluir na sua alimentação alimentos que, pelo seu elevado teor em água e sais minerais, contribuem para a manutenção do corpo hidratado.
Em regra, obtemos naturalmente cerca de 20% das necessidades hídricas diárias da alimentação, contudo, este contributo pode ser significativamente aumentando pela escolha de alguns alimentos especialmente hidratantes. Conheça 8 alimentos boa fonte de água:
Melancia. Riquíssima em agua (>92%), esta fruta fornece também uma quantidade moderada de energia, ma forma de frutose (açúcar da fruta) e vitaminas A e C, essenciais à imunidade.
Pepino. 95% deste legume é água. Alem disso, tem um baixo valor calórico e contem agentes antioxidantes com actividade anti-inflamatória natural e que contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce.
Cenoura. Pode não parecer, mas é um legume também com quase 90% de agua na sua composição, excelente para comer cru, ao natural ou em sumos. Alem disso, está repleto de beta-caroteno (pro-vitamina A), um antioxidante com particular efeito na preservação da visão.
Curgete. Este legume é também repleto de água, com a vantagem de ter pouquíssimas calorias. É ideal para acompanhamento de pratos de carne ou de peixe, grelhado ou salteado, sendo igualmente fonte de antioxidantes que actuam como protectores celulares.
Alface iceberg. É um vegetal de folha verde que contem maior teor de agua que os seus similares, alem de ser rico em minerais como o magnésio, manganês, potássio e cálcio, que ajudam à manutenção do bom estado de saúde.
Aipo. Além de hidratar, fornece quantidades significativas de vitamina K, acido folico e potassio.
Couve-flor. Com mais de 90% de água, e também fonte privilegiada de fibras que promovem a regularização do trânsito intestinal. É ainda fonte de vitaminas e minerais importantes, pelo que deve consumi-la cozida a vapor de forma a preservar ao máximo o seu valor nutricional.
Tomate. Ideal para complemento de sandes ou saladas, é também composto essencialmente por agua, com a particularidade de ser rico em vitamina C e licopeno, dois antioxidantes que ajudam à prevenção de doenças cancerígenas e promovem a regularização dos níveis de colesterol sanguíneo.
:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI |