Comer antes de treinar é essencial para tirar o máximo partido do seu treino, com energia e sem quebras. Esta refeição deve ser consumida 60-90 minutos antes do treino e visa fornecer combustível (hidratos de carbono) para o treino, moderada proteína (aminoácidos) para os músculos e evitar a hipoglicémia (falta de açúcar no sangue), ao mesmo tempo que não deve provocar quaisquer desconfortos gastro-intestinais.
Se lhe faltam ideias, deixamos aqui algumas sugestões práticas e funcionais para o seu snack pré-treino.
Sanduíche de manteiga de amendoim
Escolha um pão de cereais e/ou integral e uma manteiga de amendoim sem adição de açúcar (leitura dos ingredientes do rótulo). Terá energia na forma de hidratos de carbono de absorção lenta através do pão e, ainda, proteína na manteiga de amendoim. Se o seu treino for ligeiro, pode optar por comer apenas meia sanduíche.
Papas de aveia
Duas a três colheres de sopa de aveia integral com leite magro (ou bebida proteica vegetal) compõem uma dose apropriada. Em vez de cozinhado em “papas”, pode optar por adicionar a aveia simples a um lácteo magro (iogurte, leite ou queijo batido); a energia e os aminoácidos estão garantidos para a alimentação dos seus músculos.
Batido de fruta e skyr
Escolha uma peça de fruta ou várias, não excedendo as 150gr, e adicione a iogurte skyr natural não açucarado, particularmente rico em proteína de elevado valor biológico.
Mistura de frutos desidratados e oleaginosas
Mais rápido e prático não há. Este snack em jeito de cocktail combina a fruta desidratada (como figos, alperces, uvas, coco, papaia ou outros secos) com oleaginosas (amêndoas, pinhões, avelãs, nozes, por exemplo). Faça até dois punhados e não precisa (mesmo) de mais nada, pois tem hidratos de carbono, fibra e proteína vegetal. Tenha o cuidado de preparar a sua mistura em casa ou, no caso de comprar a mistura já feita, verificar que não tem açúcar adicionado.
Banana
Por último, e quando não há mesmo muito tempo para snacks na hora anterior ao exercício, um SOS chamado banana pode funcionar bem, consumido nos 5-10 minutos anteriores ao treino. Apesar da proximidade do treino, a banana é uma fruta de digestão rápida e não trará inconvenientes como dores de barriga ou outros sintomas indesejáveis, pelo que é uma boa opção em caso de falha do lanche anterior.
:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI |