Valores sanguíneos elevados de colesterol e triglicéridos são um factor de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares, que são a primeira causa de morte em Portugal. Veja mais sobre este tema.
O que come e o que bebe pode mesmo “salvar” o seu coração. A ciência demonstra que a dieta e o peso, além de outros hábitos saudáveis, pode prevenir até 80% dos problemas cardiovasculares, como o enfarte cardíaco e os acidentes vasculares cerebrais.
O colesterol elevado é um factor de risco cardiovascular importante, e a alimentação é um dos pilares para o seu controlo.
O colesterol elevado (hipercolerolémia) é um dos principais factores de risco de doenças cardiovasculares, como os AVC (acidentes vasculares cerebrais) e problemas cardíacos...
Os triglicéridos (triglicerídeos ou triacilgliceróis) são a principal gordura no nosso organismo, compondo também a maior parte da gordura da obtida da dieta, animal e vegetal.
As gorduras vegetais têm origem vegetal e podem apresentar-se na forma de óleo (líquido à temperatura ambiente) ou na forma sólida (cremes vegetais ou margarinas).
O quitosano, ou quitosana, é um polissacarídeo não digerido pelo organismo humano, e que provém da quitina existente na casca (exoesqueleto) dos crustáceos, como o camarão, por exemplo.
A lecitina de soja é, como o nome sugere, um produto derivado da soja (planta leguminosa), cujas propriedades lhe conferem ampla utilidade, tanto na indústria farmacêutica e alimentar, como aditivo emulsionante e/ou lubrificante, como nas áreas médica e de suplementação alimentar...
O arroz vermelho fermentado, ou Monascus purpureus é um alimento usado na cozinha tradicional chinesa há milhares de anos, sendo conhecido na Ásia pelas suas propriedades medicinais. Hoje em dia, é utilizado como suplemento alimentar em vários países.
O colesterol, que é um tipo de gordura transportada pelo sangue a todas as células do organismo, tem uma função importante na manutenção da saúde celular, bem como na produção de hormonas e vitaminas. Surge por produção do fígado e por ingestão alimentar.
Sabia que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal? Justifica-se, assim, o máximo de protecção possível nesse sentido.
Os frutos secos apesar da sua elevada percentagem em gordura (cerca de 80%), são considerados ricos em nutrientes, o que faz destes frutos, alimentos saudáveis.