Dieta cetogénica: emagrecimento e muito mais

Dieta cetogénica: emagrecimento e muito mais

Muito se tem falado de dieta cetogénica, não só no âmbito da perda de peso, como também no que respeita à prevenção de outros problemas de saúde.

 

Esta dieta é caracterizada por um consumo mínimo de hidratos de carbono de todo o tipo, isto é, de absorção rápida (açucares) ou de absorção lenta (complexos), de tal forma que o corpo entra num estado metabólico chamado de cetose, em que utiliza a massa gorda como fonte de energia. Assim, a dieta cetogenica assenta no consumo de fontes de proteína e de gordura, sendo a regra a qualidade do alimento, mais do que a quantidade (ou as calorias).

 

Quando inicia a dieta, o processo de cetose só ocorre três a quatro dias depois, sendo estas primeiras horas o tempo necessário para o organismo esgotar as reservar de açucar (glicose): o glicogénio. Nos primeiros dias, existem com frequência sintomas de falta de energia ou mesmo fome, mesmo estando a comer fontes de proteína e de gordura. Por norma, estes sintomas desaparecem aquando da cetose.

 

Desde logo, saltam à vista as vantagens no emagrecimento e tratamento do excesso de peso e obesidade, com a vantagem de perder essencialmente massa gorda e não ter apetite (à excepção dos primeiros três a quatro dias em que pode existir sensação de fome). Contudo, esta dieta parece ter potencial para o tratamento de outras patologias, como a ansiedade e epilepsia (uma vez que é naturalmente 'calmante' ao nível do sistema nervoso central), e diabetes, visto que reduz drasticamente a ingestão de hidratos de carbono. Ainda, tem sido apontadas também vantagens desta dieta ao nível da prevenção/tratamento de doenças cancerígenas devido à possível inibição do crescimento de células tumorais pela limitação do consumo de açucares.

 

A dieta cetogénica parece também auxiliar no controlo do colesterol, ainda que parece estranho visto que promove o consumo de proteína e gordura. Acontece que por promover uma produção de insulina muito baixa, em consequência do baixo consumo de açucares, a produção de colesterol pelo organismo também é diminuída.

 

Níveis elevados de insulina também estão associados ao acne e ao síndrome do ovário poliquístico, pelo que a dieta cetogénica parece ser também vantajosa no tratamento destas condições clínicas.

 

No âmbito do desporto, esta dieta pode também ser vantajosa, não em fases de competição, dada a limitação do principal “combustível” muscular, os hidratos de carbono, mas em fases de preparação e melhoria da performance, visto que pode promover rapidamente a alteração benéfica do racio músculo-gordura. No entanto, praticar desporto em cetose, requer tempo para adaptação do organismo à utilização de gordura.

 

A dieta cetogénica poderá, pois, ser vantajosa nalgumas situações como as descritas acima, todavia, requer sempre um aconselhamento e acompanhamento profissional dadas as inúmeras restrições que a tornam numa dieta extremamente rigorosa.

  :: DICAS RECOMENDADAS PARA SI
10mentirasdica.jpg 8plantasqueemagrecem.jpg dica3-2.jpg