Com a promessa (habitual) de emagrecer rapidamente, falamos da famosa dieta da banana matinal. Como o nome indicada, passa por consumir banana pela manhã, mas não só.
Esta dieta foi uma “febre” no Japão, de onde é originária. O conceito foi criado por um casal japonês: a mulher, farmacêutica, e o marido, terapeuta de medicina tradicional chinesa.
A dieta aconselha ao consumo de fruta e ao auto-conhecimento no que respeita à sensação de fome e à sensação de saciedade. O jantar deve ser feito pelas 20 horas, contudo, a quantidade e o que come ao almoço/jantar não é tão importante; o que importa é que, a estas duas refeições, coma o habitual mas pare de comer quando estiver 80% cheio (saltando, pois, a sobremesa).
O plano alimentar recomenda ainda que faça um diário alimentar e que vá para a cama até à meia-noite de forma a dormir o suficiente. Ainda, refere algumas regras no que comer:
· o pequeno-almoço deve ser uma banana e um copo de água , ambos à temperatura ambiente. Se sentir fome, deve aguardar 15-20 minutos e ingerir outro alimento;
· ao almoço e jantar, pode comer o que quiser, parando de comer um pouco antes de se sentir completamente cheio e saltando a sobremesa;
· apenas lhe é permitido um snack por dia, à tarde, que também é a única altura do dia em que seria permitido comer um doce;
· a dieta desaconselha, ainda, o consumo de gelados e de leite ou derivados.
O plano parece simples e fácil de por em prática, contudo, não existem evidências de que resulte no perda de peso. A acontecer, é certo que se deve à menor ingestão de calorias ao longo do dia e não propriamente ao facto de comer uma banana (ou outra fruta) pela manhã.
:: DICAS RECOMENDADAS PARA SI |