Dieta dos bolos será real

Dieta dos bolos será real

 

Parece um sonho: uma dieta em que, basicamente, só come bolos, bolachas e biscoitos ao longo do dia, mas... será real? A dieta dos bolos ou “cookie diet” existe mesmo e tem muitos adeptos, no entanto, importa conhecer melhor esta forma de perder peso para perceber se se adequa ou não ao seu caso.

 

Em que consiste?

A dieta dos bolos consiste, precisamente, em substituir as refeições diárias por bolos, bolachas ou biscoitos. Mas, naturalmente, que não se tratam de bolos tradicionais açucarados. A ideia é, assim, substituir as refeições por bolos elaborados com ingredientes saudáveis, nomeadamente ricos em proteína e fibra, fonte de gorduras saudáveis e com baixo teor de hidratos de carbono, sendo que deverá ter, tanto quanto possível, zero açúcares. Estas refeições visam saciar por mais tempo, ao mesmo tempo que controlam a ingestão caloria diária.

No que respeita ao almoço e ao jantar, deverá manter o consumo tradicional do seu prato saudável, podendo ser recomendado alguma limitação de calorias no jantar, como por exemplo, fazer apenas sopa de legumes à noite.

 

Vantagens

Considerando que pode adquirir quase todos os produtos (bolos, bolachas e biscoitos dietéticos) online, supermercados ou em lojas de saúde, torna-se uma dieta prática, em que, à partida, não perde tempo com preparação de refeições.

Por outro lado, para quem tem tempo e gosto pela cozinha, pode preparar deliciosas receitas alternativas destes produtos em casa, sendo que a maioria dos ingredientes recomendados se encontram facilmente disponíveis no supermercado.

Acresce que o elevado teor em proteína, fibra e hidratos de carbono de absorção lenta que tipicamente compõem estes substitutos de refeição são altamente saciantes, por comparação a cereais ou mesmo a pão integral.

A perda de peso expressiva na fase inicial, devido principalmente à mudada radical na dieta e à baixa ingestão calórica, é outro aspecto motivante.

Para quem tem algumas restrições alimentares (sem glúten, vegan, sem lácteos...), as noticias também são boas, pois existem inúmeras opções deste género de produtos.

 

Desvantagens

A monotonia é uma das desvantagens que salta à vista, pois não se sabe por quanto tempo consegue consumir apenas e só estas comidas.

Por outro lado, a dieta pode se tornar dispendiosa, pois as refeições dietéticas são usualmente mais caras. Também para quem prepara as refeições em casa, os ingredientes alternativos às farinhas tradicionais são mais caros, desde as gorduras às farinhas proteicas.

Ainda, nem todos conseguirão levar a cabo uma dieta baixa em calorias, como esta, podendo sentir falta de energia e fadiga associadas. Isto influencia também a pratica regular de exercício físico que, embora seja recomendada, deve ser deixado o alerta para que actividades moderadas a intensas podem não ser toleradas.

Dietas muito restrictivas em calorias tendem a ter grandes perdas iniciais, porém, a manutenção da restrição leva a alguma “adaptação” por parte do organismo, baixando o metabolismo e tornando o emagrecimento menos motivante.

 

  :: DICAS RECOMENDADAS PARA SI
10mentirasdica.jpg 8plantasqueemagrecem.jpg dica3-2.jpg