O que é a geleia real
A geleia real é um conhecido produto natural produzido pelas abelhas, distinto de outros como o do mel, a cera, o pólen de abelha e a própolis. Na colmeia, esta substância é produzida através das secreções (glândulas hipofaríngeas) das jovens abelhas (operárias), apenas durante um curto período (entre os 4 e os 15 dias de vida), e tem a função exclusiva de ser o alimento das larvas e da abelha rainha.
Usado em humanos, a geleia real tem sido reconhecida pelo seu valor preventivo e terapêutico em inúmeras patologias, desde o combate à depressão ao reforço do sistema imunitário. Este efeito é evidenciado, desde logo, pelo seu papel na colmeia: uma abelha obreira viverá entre 5 a 6 semanas, por comparação com a abelha rainha, que por ser alimentada durante toda a sua vida com geleia real, atinge o triplo do peso e pode viver até aos 5 anos de vida, produzindo milhares de ovos diariamente. Neste âmbito, não se conhece na natureza substância de efeito semelhante no crescimento, resistência, longevidade e reprodução.
Composição nutricional
A geleia real, descrita como uma substância cremosa e espessa, tem um sabor amargo e muito ácido (pH=3,6). É distinguida pelo seu elevado valor nutricional que lhe confere notáveis acções fisiológicas e lhe dá o estatuto de super-alimento, destacando-se a água (60-70%), proteínas (12-15%), hidratos de carbono (10-16%), ácidos gordos (3-6%), elevado teor em vitaminas (2-3%), com destaque para o ácido pantoténico e outras vitaminas do complexo B, minerais, enzimas, hormonas e outros compostos antioxidantes. De destacar o composto ácido 10-hidroxidecenóico, designado de factor antibiótico pela sua acção contra bactérias e fungos.
De referir que a sua composição nutricional é variável, dependendo da zona geográfica de produção e das condições climatéricas. Acresce que, devido à sua natureza e compostos singulares, a geleia real não pode ser produzida artificialmente.
Benefícios na saúde humana
A geleia real é muito utilizada como alimento e/ou suplemento alimentar terapêutico na saúde humana, sendo ainda muito requisitado como importante ingrediente de muitos produtos cosméticos, com comprovados benefícios na saúde da pele, devido ao seu teor vitamínico, antioxidante e hormonal. A sua absorção dérmica estimula o metabolismo celular, diminui a secura e os edemas, activa a circulação periférica e aumenta a renovação do oxigénio celular; normaliza o funcionamento das glândulas sudoríporas e sebáceas e activa a formação e conservação do colagénio.
Já como alimento, é sobretudo utilizada como reforço imunitário, aumentando a resistência do organismo a infecções como gripes e constipações, e também como suplemento promotor de energia e vitalidade, sendo uma referência natural no combate a estados depressivos, de fadiga, de ansiedade, astenia e/ou falta de apetite. De forma natural, o consumo de geleia real tem um importante efeito no aumento do apetite, energia, humor e alegria, podendo ser utilizada em crianças e idosos, sem manifestações alérgicas, de habituação ou toxicidade (excepto em casos conhecidos de alergia ao produtos das abelhas).
É um produto muito utilizado por estudantes em épocas de maior esforço intelectual, demonstrando efeito no aumento da concentração e capacidades cognitivas. A geleia real tem sido também estudada pelo seu efeito positivo nos distúrbios característicos da menopausa, na melhoria do estado das artérias (prevenção e tratamento da arterioscleose e da insuficiência coronária), tratamento da anemia, promovendo claras melhorias na composição sanguínea, melhoria da fertilidade em mulheres (aumento da actividade folicular dos ovários, melhoria da resistência à insulina em indivíduos na diabetes, combate à osteoporose, potencial agente preventivo de cancro da mama pelo seu efeito anti-tumural, sendo ainda um poderoso anti-oxidante e anti-inflamatório natural.
Utilização e precauções
Geleia real pode ser utilizada por aplicação tópica (na pele), na forma de creme ou pomada, e por ingestão (via oral), seja na forma de xarope ou extracto, geralmente misturada com outros produtos da colmeia, como o mel e/ou o pólen. A utilização da geleia real por via oral é a mais comum, com particular sucesso na forma de ampolas bebíveis, devido facilidade da toma e ao melhor sabor. De referir, também, a possibilidade de administração de geleia real na forma de injecções (subcutâneas e intra-musculares), ainda que menos comum.
A geleia real parece ser segura para a maioria das pessoas, adultos, idosos e crianças, desde que administrada nas doses adequadas, excepto nos casos de existência de alergias a produtos das abelhas. Para o adulto, as doses diárias aconselhadas variam entre 5 a 100mg de geleia real pura ou misturada com mel e 500 a 1000mg de geleia real pura. Já para uso preventivo ou de manutenção, recomenda-se a utilização de 200mg de geleia real por 125g de mel. Para crianças até 12 anos, recomenda-se ¼ da quantidade indicada para um adulto. De referir que a via oral parece ter algumas desvantagens, uma vez que, o pH do suco gástrico pode tornar inactivas as propriedades curativas da geleia real. Por este motivo, de forma a promover uma melhor absorção oral, aconselha-se a forma sublingual (colocar a geleia real debaixo da língua); deste modo, há uma absorção mais rápida para a corrente sanguínea, evitando a possível degradação a passagem pelo estômago.
:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI |
Reforça a vitalidade e melhora a actividade física e psíquica.
Reforça a vitalidade e melhora a actividade física e psíquica.
Antes
37,07 €O pack de recuperação para todos os desportistas.
Antes
77,67 €Reforça a vitalidade e melhora a actividade física e psíquica.
Reforça a vitalidade e melhora a actividade física e psíquica
Ajuda a melhorar a memória e a concentração.
Ajuda a melhorar a memória e a concentração.
Ajuda a melhorar a memória e a concentração.
Reforça a vitalidade e melhora a actividade física e psíquica.