O zinco é um mineral fornecido pelos alimentos e que desempenha funções essenciais ao organismo, entre as quais: imunidade, funcionamento de enzimas, saúde cardiovascular (vasos sanguíneos), funcionamento da insulina, produção de hormonas tiroideias, sistema nervoso, cicatrização da pele, saúde reprodutiva e manutenção da massa muscular.
Fontes alimentares
O zinco é obtido através dos alimentos e, de um modo geral, o risco de carência é baixo desde que se pratique uma dieta equilibrada, pois existe numa variedade de alimentos como a carne (sobretudo a vermelha), peixe, oleaginosas, ovos, leguminosas, chocolate e cereais integrais. O risco de carência de zinco é mais elevado em indivíduos que não comem carne ou que tem alguma patologia de mal-absorção intestinal, como colite ou doença de Crohn.
Falta de zinco
Os sinais de carência de zinco podem manifestar-se através da queda de cabelo, baixa imunidade, diarreia, pele seca, infertilidade ou perda de apetite. Nos atletas, pode contribuir para o aumento do risco de lesões, maior fadiga pós-treino ou dificuldade em aumentar a massa muscular. Nas crianças é muito preocupante, pois prejudica o desenvolvimento, causando atraso no crescimento e uma puberdade tardia. Nalguns casos, pode ser vantajoso fazer a suplementação de zinco, no entanto, deve sempre aconselhar-se com um profissional de saúde.
Ajuda no sistema Imunitário!
Potente antioxidante natural, ajuda na destruição dos radicais livres.
Antes
21,98 €Protecção celular dos radicais livres.
Antes
18,45 €