Conforme há quem se debata para perder peso, há quem queira ganhar e não consiga. Esta dificuldade pode relacionar-se com vários factores, como o metabolismo, predisposição genética, etc.
Se tenta ganhar peso sem sucesso, experimente por em prática o seguinte:
1. Pratique exercício em conformidade com o objectivo de ganhar peso.
O ganho de peso deve ser conseguido à custa do ganho de massa muscular, pelo que é importante adequar a prática de actividade física ao trabalho dos vários grupos musculares
2. Não se deixe enganar pelas gorduras.
Apesar do senso comum nos dizer que este nutriente provoca um maior ganho de peso, saiba que a gordura atrasa o esvaziamento gástrico, atrasando a digestão e prolongando a sensação de estômago cheio. Como, para ganhar peso, se pretende que a ingestão energética seja superior ao normal, não é conveniente prolongar esta sensação.
3. Aposte nos líquidos.
Como são mais rapidamente digeridos e promovem um tempo de saciedade mais curto que os alimentos sólidos, são uma boa estratégia para aumentar a ingestão energética, sem ter de aumentar drasticamente o volume alimentar. Recorra aos batidos, por exemplo, aos quais pode adicionar vários alimentos, como os lacticínios, fruta, vegetais, cereais, sementes, bolachas, mel, cacau, entre outros. Inclua-os várias vezes ao longo do dia, desde o pequeno-almoço aos lanches, ceia, e até como bebida de reposição no final do exercício físico.
Não se esqueça que, no objectivo específico de ganho de peso, é benéfico usufruir de um plano alimentar calculado consoante as suas necessidades individuais, sendo vantajoso consultar um dietista ou nutricionista, no sentido de conseguir um acompanhamento personalizado.