Astromusc é um suplemento alimentar formulado à base de plantas e de nutrientes que contribuem para manter a flexibilidade e a saúde das articulações, ajudando na sua regeneração e no alívio da inflamação e dor. Para além de glucosamina e condroitina (dois compostos fundamentais para as articulações) contém colagénio, uma proteína necessária à resistência e flexibilidade articular. Outros ingredientes ajudam a remineralizar o tecido ósseo e conjuntivo (bambu, cavalinha e sílicio) e a proporcionar alivio nos processos inflamatórios e dolorosos (limão, vitamina C, harpagófito e MSM).
O colagénio é a principal proteína do tecido conjuntivo, abundante na pele, tendões, vasos sanguíneos, cartilagem e ossos onde é responsável por muitas das suas propriedades físicas. É um componente estrutural muito importante da matriz extracelular e das fibras colagéneas, elásticas e reticulares do tecido cartilaginoso presente nas articulações, conferindo-lhe flexibilidade e resistência. Nos tecidos moles limita a sua deformação protegendo-os contra lesões. A perda de colagénio pode contribuir para a depleção da matriz extracelular causando erosão na cartilagem e no osso subcondral e uma severa abrasão articular.
A glucosamina é muito importante para o bom funcionamento da cartilagem e alívio da dor, rigidez e inchaço.
O sulfato de condroitina confere à cartilagem elasticidade e resistência à compressão. Promove a retenção de água e de nutrientes; quando a articulação está relaxada, a cartilagem absorve o líquido sinovial da cápsula articular, mas uma vez sujeita a compressão, aquele fluido é espalhado pela articulação promovendo a lubrificação, nutrição e eliminação de produtos do catabolismo.
O MSM (metilsulfonilmetano) é uma fonte de enxofre, com alta biodisponibilidade. O enxofre entra na constituição da metionina e da cisteína, dois aminoácidos essenciais na síntese de colagénio e ajuda a bloquear o estabelecimento de ligações cruzadas entre as cadeias de colagénio que são responsáveis pela perda de flexibilidade e de elasticidade. Um aporte adequado de enxofre, melhora a flexibilidade dos tecidos ricos em colagénio, cartilagens e tecidos moles do corpo.
O bambu contém silício que está envolvido na síntese de colagénio. A cavalinha é rica em potássio e em silício, facilitando a regeneração da cartilagem. Também atua sobre a flexibilidade dos tendões e das paredes vasculares. O limão tem uma importante ação depurativa e é útil nos casos de inflamação, desgaste osteoarticular e acumulação de ácido úrico. O harpagófito ou “unha do diabo” é uma planta medicinal com reconhecida ação anti-inflamatória (especialmente nos casos de inflamação subaguda ou crónica) e analgésica, muito eficaz como coadjuvante no tratamento de processos reumáticos.