O Ácido Hidroxicítrico - HCA - é o principio ativo, presente na garcínia cambogia, que lhe são atribuídas propriedades de elevado valor no meio do emagrecimento. Este composto participa nos processos fisiológicos responsáveis pela formação da gordura corporal.
O HCA inibe a produção da enzima ATP citratoliase, levando a uma diminuição da transformação dos açúcares em triglicéridos.
Quando a ingestão calórica excede as necessidades de energia do organismo, o excesso de glicose é convertido em glicogénio, que é armazenado no fígado e músculos para futura conversão em energia.
O aumento da massa gorda ocorre após o corpo ter esgotado a capacidade de armazenar glicogénio. Neste ponto, a glicose em excesso é convertida em acetil-coenzima A, através de uma via metabólica que envolve a enzima ATP - citratoliase e, em seguida, em moléculas de gordura, que são armazenados nos adipócitos. O HCA é um inibidor competitivo da ATP citratoliase, ou seja, bloqueia a via em que ocorre conversão da glicose para acetil-coenzima A. O processo de formação da gordura fica interrompido.
Esta é uma ajuda importante para quem tenha dificuldade em seguir uma dieta.
Alguns estudos comprovaram uma redução do apetite, quando administradas doses de HCA. Este efeito somado ao anterior cria uma fórmula de excelência enquanto adjuvante do tratamento de perda de peso.