7 alimentos campeões em antioxidantes

7 alimentos campeões em antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias presentes naturalmente nos alimentos, como vitaminas, minerais ou outros, com particulares capacidades no combate aos radicais livres, inibindo ou atrasando a sua acção nefasta de oxidação no organismo, protegendo, pois, as células e outras moléculas de danos oxidativos que estão na origem, por exemplo, do envelhecimento precoce, doenças neuro-generativas, doenças cardiovasculares e doenças cancerígenas.

 

Os antioxidantes encontram-se, sobretudo, nos alimentos de origem vegetal como as frutas e legumes. Porém, entre estes alimentos, alguns destacam-se pelo seu elevado teor em antioxidantes, pelo que lhe da-mos a conhecer quais os “campeões” alimentares em antioxidantes:

 

1. Chá-verde. O chá verde tem presente catequina, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas. Beber 2 a 6 chávenas por dia não só ajuda a prevenir o cancro de pele, como também pode reverter os efeitos dos danos do sol, neutralizando as mudanças que aparecem na pele exposta. De destacar, ainda, a epigalocatequina galato (EGCG), antioxidante associado à saúde do coração e artérias e de elevado poder anti-tumoral.

 

2. Vinho tinto. Resveratrol é um dos destaques deste alimento; é um poderoso antioxidante natural das uvas escuras previne contra problemas cardiovasculares e contribui para a redução do risco de desenvolvimento de doenças crónicas, como a hipertensão arterial e a diabetes.

 

3. Romã. Um verdadeiro super-alimento, cujas bagas encerram um dos teores naturais de antioxidantes mais elevado na natureza, com marcado efeito anti-envelhecimento e anti-anticancerígeno, por exemplo, ao nível da próstata.

 

4. Frutos (bagas) vermelhos. Mirtilhos, amoras e framboesa são destaques nesta classe das bagas vermelhas. Fonte de vitaminas A e C e outros antioxidantes naturais, são um ex-libris do ati-envelhecimento.

 

5. Brócolos. Além da alta concentração em  cálcio, manganês, potássio, fósforo, magnésio e ferro, vitaminas A, C, e K, destaca-se também o sulforafano, fitonutriente bastantes estudado no âmbito das suas potencial propriedades anti-cancerígenas.

 

6. Chocolate preto. Os seus flavonóides, um nutriente natural do cacau, protegem as células contra os danos oxidativos e melhoram a micro-circulação, protegendo contra doenças neuro-degenerativas e melhorando a função cognitiva. O chocolate preto contém, ainda, taninos que, à semelhança dos que se encontram no vinho tinto,  ajudam a manter as artérias flexíveis e a pressão arterial baixa.

 

7. Açafrão-da-índia. Também conhecido como curcuma, é uma das especiarias do caril, cujas substâncias responsáveis  pela tonalidade amarela ao açafrão tem propriedades anti-cancerígenas e efeitos anti-inflamatórios soberbos. De salientar que, quando combinado com pimenta, a curcuma aumenta grandemente a sua biodisponibilidade.

 

 

:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI
Arando 10alimentosparamelhorarasaude-02 alho


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

  • 1
CCC000
Visualização normal