Óleos essenciais: cuidados de utilização

Óleos essenciais: cuidados de utilização

Os óleos essenciais são substâncias extraídas de (algumas) plantas, nomeadamente dos caules,  folhas ou sementes. Ainda que possam ser utilizados (devidamente) na sua forma pura, seja adicionados ao banho, à pele ou simplesmente para cheirar,  são comummente adicionados como ingredientes de cremes de corpo, géis de banho ou sabonetes. Quando usados devidamente, podem ter algumas vantagens de saúde, no entanto, deve sempre aconselhar-se com um profissional de saúde sobre a adequação ao seu caso.

 

Lavanda, camomila ou água de rosas, por exemplo, produzem óleos essenciais cujo aroma (cheiro) tem propriedades calmantes e relaxantes. Respirar os seus aromas ou espalhar versões diluídas destes óleos na pele parece funcionar através do envio de químicos/mensagens para partes do cérebro que afectam o humor e as emoções. Ainda que não curem o stresse, podem ser um auxilio no relaxamento.

 

Na escolha do óleo essencial, procure por produtores de confiança, de forma a que se trate de óleo puro, sem aditivos, pois as alergias, a acontecerem, devem-se provavelmente aos aditivos e não ao óleo da planta. Além disso, é fundamental conhecer a forma de uso correcta, mesmo que se trate de um óleo puro. Nem todos os óleos são adequados com aplicação tópica, para aroma ou mesmo para consumo; mesmo as substancias naturais, podem ser tóxicas ou causar irritação/alergia. Por exemplo, os óleos de citrinos, de erva-príncipe ou de canela são adequados para consumo mas são irritantes para a pele.

 

Tenha ainda em consideração que a durabilidade dos óleos não é infinita. Descarte-se de óleos “velhos” ou cuja data de fabrico desconhece. Por norma, são adequados por até três anos, não mais. Outro aspecto importante do seu uso, é a diluição. A maioria são úteis e seguros quando diluídos, sejam em óleos vegetais, sejam em géis de banho; usualmente, dilui-se de 1 a 5%, sendo que, quanto maior a percentagem, maior o risco de reacções adversas.

 

Os óleos essenciais, mesmo que adequados à sua pele, não devem ser usados em pele irritada ou danificada. Além disso, o seu uso deverá ser interrompido caso surja qualquer reacção anormal na pele.

 

Alimente-senutrabemasuapele Colagenio oquesaoantioxidantes1.jpg
 


 

 

 

 

 


 

CCC000
Visualização normal