Metabolismo: o que é?

Metabolismo: o que é?

 

“Tenho um metabolismo lento, por isso é que tenho peso a mais”, “O meu metabolismo não me permite perder peso facilmente”, “Posso comer tudo, que não engordo. É o meu metabolismo!” De certeza que todos já ouvimos expressões destas, ou outras semelhantes. Mas, afinal, o que é o metabolismo? De que forma é que é importante na gestão do peso?

 

O metabolismo é constituído pelas reacções químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos, que pode funcionar de duas formas: catabolismo (processo de degradação, com produção de energia) ou anabolismo (processo de síntese, com gasto de energia). Desta forma, percebemos que o metabolismo está relacionado com o conceito de “energia”. Assim, podemos dizer, de forma muito simplista, que o metabolismo define a quantidade de energia de que necessitamos para que as reacções químicas ocorram no nosso organismo.

 

As expressões “metabolismo lento” e “metabolismo rápido” relacionam-se com a maior ou menor capacidade do metabolismo funcionar em catabolismo ou anabolismo. Um “metabolismo lento” é um metabolismo que degrada mais do que sintetiza, pelo que obtém mais energia do que aquela que gasta. Portanto, uma pessoa que tenha um “metabolismo lento” tem, teoricamente, menor necessidade de ingerir energia através dos alimentos do que uma pessoa cujo metabolismo seja “rápido” e que gaste mais energia.

 

O metabolismo basal é algo complexo, uma vez que pressupõe a combinação de algumas variáveis, como género, idade e altura. Traduz-se na quantidade de energia de que o nosso organismo necessita para executar as suas funções vitais. Para determinar as nossas necessidades energéticas totais, que incluem não só o metabolismo basal, como também a energia de que necessitamos para executar todas as tarefas do dia-a-dia, entra como factor prepoderante o nível de actividade física.

 

E por que é que o metabolismo e as necessidades energéticas são tão importantes na gestão do nosso peso? Porque o peso varia consoante a energia que ingerirmos for superior ou inferior à energia que utilizarmos. Se consumirmos mais energia do que a que gastarmos, ganhamos peso. Se ingerirmos menos energia do que a que for gasta, perdemos peso.Se a quantidade de energia consumida for igual à quantidade gasta, mantemos o peso.

 

Desta forma, é importante conhecermos o nosso metabolismo e sabermos quais as nossas necessidades energéticas, de forma a sabermos que quantidade de energia necessitamos para que o nosso organismo funcione correctamente. A determinação do metabolismo e das necessidades pode ser feita de várias formas, quer através de exames de diagnóstico, como através de fórmulas calculadas. A melhor forma de ficar a saber esta informação é mesmo informar-se junto de um profissional de nutrição.

CCC000
Visualização normal