Câimbras significam falta de magnésio?

Câimbras significam falta de magnésio?

 

Mito. Não porque as câimbras não possam ser falta de magnésio, mas porque, provavelmente na maioria dos casos, pode ter a ver com outros minerais do nosso organismo.

 

No entanto, é uma "super" crença de que as câimbras significam carência de magnésio. De facto, o magnésio é um mineral essencial envolvido em inúmeros processos orgânicos, entre os quais a contracção e relaxamento dos músculos. Contudo, não é apenas o magnésio o mineral envolvido neste processo, sendo que potássio, cálcio e até o sódio intervêm igualmente.

 

A câimbra é, por definição, uma contracção involuntária de um músculo, permanecendo no estado de tensão do qual não conseguimos, voluntariamente, relaxar, causando dor e desconforto. Exercício físico, mestruação ou extrema transpiração podem resultar no aparecimento de câimbras, já que todas estas causas podem alterar a concentração dos minerais referidos anteriormente.

 

Estes minerais existem em abundância nos legumes, frutos, oleginosas e sementes, pelo que inclui-los diariamente na sua dieta é, além de muito saudável em geral, uma boa forma de prevenir estas constrações musculares desagradáveis. Por vezes, adicionar um pouco de sal de cozinha (cloreto de sódio) à sua água de treino pode ajudar a colmatar as perdas de sódio por transpiração e prevenir, assim, as câimbras. O alongamento dos músculos também ajuda ao relaxamento muscular e à prevenção de lesões e de câimbras.

 

Se sofre frequentemente de câimbras, apesar dos cuidados alimentares, pode recorrer a suplementos alimentares de minerais como o cálcio e magnésio, pois apenas o magnésio pode ser insuficiente.

 

 

CCC000
Visualização normal