Emagrecer devagar é melhor do que emagrecer depressa

Emagrecer devagar é melhor do que emagrecer depressa

 

Mito. Não tem a ver com a velocidade de perda, mas com a qualidade da perda e com os hábitos alimentares que está a mudar. Desta forma, emagrecer gradualmente pode ser adequado e emagrecer mais rapidamente também pode ser adequado.

 

Mas atenção, estamos desde já a por de parte dietas ditas "loucas" em que se publicitam perdas irrealistas de 10kg num mês, já que essas ou são falsas ou, a cumprirem com esse resultado, seria à custa de uma alimentação restrictiva e pouco saudável, com resultados no curto prazo, mas mal-sucedidas na fase de manutenção do peso.

 

A perda de peso média, em regimes de emagrecimento tradicionais, é de 0,5 a 0,8kg por semana, isto é, 2 a 4 Kg por mês. Mas mais do que o que se perde, importa que seja sobretudo à custa das reservas de gordura, poupando ao máximo a massa muscular. Porquê? Porque ao poupar a massa muscular, preserva o metabolismo, e perderá peso à custa da redução do tecido que mais afecta negativamente a sua saúde, mesmo em quem tem um peso saudável: a massa gorda.

 

Ainda, um projecto de emagrecimento saudável, independentemente de se perder mais ou menos rapidamente, não deve ser apenas sobre perder uns quilos; deve, pois, assentar na mudança de hábitos alimentares para a vida, pois só com uma verdadeira educação alimentar terá sucesso na manutenção do peso saudável, prevenindo o conhecido efeito "yô-yô".

 

 

CCC000
Visualização normal