Cálcio: importância no exercício físico

Cálcio: importância no exercício físico

Os minerais são essenciais à vida, estando presentes no corpo humano em diferentes órgãos e tecidos e contribuindo em cerca de 4% do peso corporal. O cálcio é um dos minerais mais conhecidos, sobretudo pelo seu papel na composição da massa óssea e dentes, no entanto, as suas funções orgânicas são bem mais vastas.

 

O cálcio é obtido através da alimentação e, além da estruturação do tecido ósseo e dentes, exerce importantes funções metabólicas ao nível da regulação do ritmo cardíaco, contracção muscular e vascular, sistema nervoso (libertação de neurotransmissores), coagulação sanguínea e activação de enzimas.

 

Considerando as suas funções, o cálcio tem extrema importância para o desempenho do exercício físico. Desde logo, o impacto do exercício sobre o corpo exige que o organismo tenha uma densidade mineral óssea adequada ao nível de esforço, evitando assim possíveis lesões. Por este motivo, a massa óssea é variável entre os desportistas, dependendo do tipo de exercício praticado, intensidade, duração e frequência.

 

Outra função determinante do cálcio no exercício físico é a sua acção na contracção muscular. Todo o exercício físico é possibilitado em função da presença do cálcio nas fibras musculares, sendo, pois, fundamental  para que ocorra o movimento. Mas também o anabolismo celular (crescimento muscular) e a manutenção da massa muscular dependem da concentração de cálcio no organismo, por sua vez dependente da dieta.

 

A baixa ingestão de cálcio esta associada à redução da performance desportiva, falta de força, perda de massa muscular e massa óssea, ocorrendo o risco de desenvolver osteoporose.  Por este motivo, é essencial praticar uma dieta equilibrada que inclua alimentos fonte deste mineral, privilegiando o consumo de alimentos como os lacticínios, os vegetais, principalmente os de folha verde escura como as couves e os brócolos, os moluscos, os mariscos e os frutos secos oleaginosos. Por vezes, pode ser necessário a suplementar alimentar de cálcio para assegurar o aporte adequado ao organismo, principalmente em praticantes regulares de exercício físico. A recomendação diária de ingestão do cálcio é de 1.300mg para homens e mulheres dos 9 aos 18 anos, 1.000mg para homens e mulheres até os 50 anos e de 1.200mg para ambos os sexos acima dessa faixa etária.

:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI

 

10-truques-para-ganhar-musculo.jpg CLA-e-L-CARNITINA.jpg comecaracorrer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

CCC000
Visualização normal