Uva, a baga com poderes antioxidantes

Uva, a baga com poderes antioxidantes

 

A uva é rica em vitamina C, potássio e uma pequena quantidade de fibra. As sementes deste fruto são uma fonte incalculável de antioxidantes. Estudos revelam que o antioxidante presente nestas sementes, a proantocianina, tem 20 vezes mais poder antioxidante do que a vitamina E, e 50 vezes mais do que a vitamina C.

 

Mas não é apenas nas sementes que podemos encontrar este poder antioxidante característico da uva, é também na casca deste fruto que está concentrado o resveratrol, um fitonutriente-chave com propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas.

 

A uva é também rica em flavonóides, outro poderoso antioxidante. Estudos comprovam os vários benefícios do consumo de uva, também para a nossa saúde cardíaca, contribuindo para o aumento do valor do nosso colesterol bom (HDL). Pesquisadores usaram ratos alimentados com pó de semente de uva ultracongelado para demonstrar como o colesterol LDL foi impedido de se converter num tipo mais perigoso que pode levar à doença cardíaca. Parece que se provou nesta investigação que o extracto da polpa da uva é tão eficiente na protecção do nosso coração como o extracto da casca da mesma.

 

Outros estudos comprovaram também o efeito positivo do consumo da uva noutras áreas da saúde, como na luta contra o cancro. Existe uma ligação entre as uvas e a prevenção do cancro, incluindo a capacidade de inibição do crescimento das células cancerígenas. Os testes mais conclusivos foram feitos em cancros da mama, cólon, estômago e leucemia. No controlo do peso a uva também ganha créditos, um estudo revelou que um extracto de sementes de uva pode ajudar e limitar a absorção e acumulação de gorduras alimentares nas células.

 

:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI

 

cebola1.jpg 10alimentosparamelhorarasaude-02 10alimentosquefazemperderpeso-02.jpg

 

 

 

 


 

CCC000
Visualização normal