8 sementes a incluir na sua alimentação

8 sementes a incluir na sua alimentação

1. Chia. As sementes de chia são uma privilegiada fonte de fibra, óleos essenciais ómega-3, proteína, cálcio, potássio, magnésio e antioxidantes, sendo referidas frequentemente como um “super-alimento”. Apenas 2 colheres de sopa destas sementes fornecem 10gr de fibra (1/3 das recomendações diárias). Práticas de usar, podem adicionar-se a saladas, iogurtes, pão ou biscoitos.

 

2. Linhaça. As sementes de linhaça são consumidas desde a antiguidade, fornecendo ómega-3, proteínas e fibras. São conhecidas pelos seus benefícios no controlo do apetite, normalização do colesterol e tratamento da prisão de ventre.

 

3. Arroz selvagem. Também conhecida como zizânia, esta é uma semente a conhecer, sendo bem diferente do arroz (apesar da aparência). É rica em proteína, com destaque para o elevado teor no aminoácido lisina, e rica em fibras. É também boa fonte hidratos de carbono de absorção lenta e tem muito baixo teor de gordura. Tem ainda elevado teor de antioxidantes, vitaminas e minerais, com destaque para a tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2) e niacina (vitamina B3 ou PP), ácido fólico, magnésio, fósforo e zinco.

 

4. Abóbora. Ricas em óleos essenciais, magnésio e potássio, as sementes de abobora são, acima de tudo, um delicioso snack. Contribuem para a melhoria da energia, saúde cardiovascular e performance muscular. Misture-as no seu muesli ou adicione como topping a saladas.

 

5. Quinoa. Este acompanhamento de pratos da moda é uma sementes, não um cereal, pelo que reúne propriedades nutricionais surpreendentes. Não tem glúten, é rico em proteína, fibras e ferro, sendo um excelente substituto de arroz e massa no seu prato.

 

6. Cânhamo. Estas sementes são um super-alimento com propriedades nutricionais que as tornam num alimento de excelência na promoção da saúde. Destaca-se o elevado teor proteico, fornecendo aminoácidos essenciais, ácidos gordos essenciais da série 3 e 6, fibra e, ainda, compostos antioxidantes, minerais, entre os quais fósforo, cálcio, magnésio e ferro, vitaminas A, C, D , E,  riboflavina, tiamina e niacina.

 

7. Girassol. Gorduras poli-insaturadas, vitamina E, fibra, são apenas algumas das riquezas das sementes de girassol. São um óptimo snack e uma boa opção para complemento de saladas ou smothies. Torradas ou tostadas, dão um aroma extra as suas refeições ou ao seu pão caseiro.

 

8. Sésamo. As sementes de sésamo não são apenas decorativas do tradicional pão de hambúrguer, contendo benefícios similares ao das sementes de linhaça, com a vantagem de terem um sabor muito apreciado e serem muito versáteis; desde logo, produzem uma manteiga fantástica, o tahini, ideal para substituir a manteiga tradicional ou mesmo a manteiga de amendoim (para quem tem alergias).

:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI
8-TRUQUES-PARA-TORNAR-OS-FRITOS-MAIS-SAUDAVEIS 10alimentosparamelhorarasaude-02 alho


 

 

 

 

 

 

 


 

CCC000
Visualização normal