Porque envelhecemos? Radicais livres e efeitos no organismo

Porque envelhecemos? Radicais livres e efeitos no organismo

O que são?

 

Radicais livres são átomos ou moléculas com eletrões desemparelhados, ou seja, instáveis.

 

Para ganharam estabilidade precisam “roubar” um eletrão a outra molécula. Essas moléculas ao perderem um eletrão ficam na mesma situação, instáveis. E vão atacar outra molécula para ganhar a estabilidade. E assim sucessivamente. Este processo desencadeia reações em cadeia que danificam sistemas do nosso organismo.

 

Estes elementos extremamente reativos podem interagir com o DNA provocando mutações nos genes. Estas mutações podem resultar em inúmeras doenças, entre elas cancro.

 

Além disso, aceleram o processo natural de envelhecimento. Ou seja o aparecimento de doenças cardiovasculares, alzheimer, parkinson, etc.

 

 

 

O que pode provocar o aparecimento de radicais livres?

 

O aparecimento de radicais livres é provocado pelo próprio funcionamento do nosso organismo e estes são os responsáveis pelo envelhecimento natural. A única forma de os combater é através de um estilo de vida saudável.

 

Os fatores que provocam o aparecimento de radicais livres e que podem ser controláveis são: a prática de exercício físico de elevada intensidade, hábitos tabágicos, consumo de bebidas alcoólicas, poluentes ambientais, radiação, luz ultravioleta, drogas, pesticidas, alguns solventes industriais, entre outras.

 

 

 

Como prevenir a ação dos radicais livres?

 

A arma contra os radicais livres são os antioxidantes, que têm a capacidade de neutralizar estes radicais livres e consequentemente proteger o organismo da sua ação.

 

Os antioxidantes não são nada mais nada menos do que a vitamina C, vitamina E, vitamina A e beta-caroteno. Podem ser encontrados em suplementos alimentares, frutas, legumes, cereais integrais e frutos secos.

 

:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI

 

10alimentosparamelhorarasaude-02.jpg plano-alimentar-semanal.jpg oquesaoantioxidantes1.jpg
 


 

 


 

CCC000
Visualização normal