Alface, no controle do apetite

Alface, no controle do apetite

 

A alface, originária da India, contém ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), vitamina C e vitamina K. É rica, ainda em fibras, betacaroteno, pectina, lactucina, ferro, cálcio, potássio, magnésio e sódio.

 

Este legume tem um valor energético muito baixo, pois o seu conteúdo em água representa 96% do seu peso. A alface é ideal para quem está a fazer uma dieta de emagrecimento, pois é nutritiva e muito pouco calórica, duas folhas de alface (20g) contêm apenas 4 Kcal.

 

Ao ser rica em fibras, a alface provoca uma sensação de saciedade, que faz com que coma assim menores quantidades de alimentos. Um estudo realizado na Universidade de Penn State, conduzido pela Drª Barbara Rolls, concluiu que ao começar a refeição com a ingestão de uma salada de baixo teor calórico desencadeava uma sensação de satisfação, reduzindo assim, significativamente, a ingestão de outras comidas menos aconselháveis, o que pode ajudar a controlar o peso.

 

Em termos de fitoquimicos, a alface é rica em luteína e zeaxantina, importantes antioxidantes que ajudam o organismo a combater diversas doenças. Contém também quercetina, que tem efeitos anti-inflamatórios, diuréticos e calmantes. A alface é indicada no tratamento da ansiedade, stress e insónias.

CCC000
Visualização normal