Bloqueadores de gordura- como atuam?

Bloqueadores de gordura- como atuam?

Já deve ter ouvido falar dos blockers. Dão uma mãozinha para quem quer perder peso.

 

São suplementos alimentares que “bloqueiam” a gordura, evitando a sua absorção.

 

 

 

Geralmente, estes suplementos, são feitos a partir de fibras que se ligam à gordura e evitam que esta seja digerida. É então excretada através das fezes.

 

 

 

Ao absorver menos gordura é como se ingerisse menos calorias. Este fator associado a um plano alimentar hipocalórico e exercício físico regular resulta numa perda de peso mais rápida.

 

 

 

As substâncias mais utilizadas em suplementação alimentar para este fim são:

 

 

 

Quitosano- É a substância mais conhecida de todas e a mais utilizada atualmente.

 

O quitosano é elabora a partir da carapaça de crustáceos como o camarão, a lagosta e o caranguejo.

 

Atua, no intestino, de forma semelhante a uma fibra, não é absorvido. Segundo a Universidade de Medicina de Harvard, o quitosano forma um gel que envolve as gorduras, protegendo-as da ação das enzimas digestivas. As gorduras precisam ser quebradas em compostos mais pequenos para passarem para o sangue e serem utilizadas pelo organismo. Ao não serem digeridas mantêm-se intactas, ficam “presas” no intestino e são eliminadas pelas fezes.

 

 

 

Pectina- É um fibra existente em frutas cítricas, na pêra, no pêssego e principalmente na maçã. No entanto a quantidade em que existe nas frutas é pequena.

 

Tem poder gelififante e aumenta a viscosidade e o volume das fezes. Ao ser ingerida forma um gel, em conjunto com a água. Este gel tem a capacidade de conter as gorduras, isolando-as. Assim, a gordura não é absorvida e é excretada nas fezes.

 

 

 

Os bloqueadores de gordura não devem ser tomados quando se pretende obter os benefícios das gorduras polinsaturadas. Pois bloqueiam a sua absorção tal como das restantes gorduras.

 

O seu uso não deve ser crónico, pois pode limitar a absorção das vitaminas lipossolúveis (vitaminas cuja sua assimilação pelo organismo é feita quando associadas a gordura).

 

 

 

A toma deste tipo de suplementos, tal como de qualquer outro, não dispensa um estilo de vida saudável, do qual faz parte uma alimentação variada e equilibrada e a prática regular de exercício físico.

Os suplementos alimentares devem ser um complemento e não um substituto

:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI

10_CONSELHOS_PARA_PERDER_BARRIGA_RAPIDO.jpg
 
Controleoapetite_em7passos.jpg
 
CLA-e-L-CARNITINA.jpg
 

 

 

 

 

 

 

 


 

  • 1
CCC000
Visualização normal