Canja de galinha contra a gripe?

Canja de galinha contra a gripe?


Sim, dizem os antigos e corroboram os estudos. A canja de galinha pode mesmo ajudar a mitigar os sintomas da gripe e das constipações, por várias razões.

 

Para começar, contribui para a ingestão de líquidos, e a boa hidratação é essencial para ajudar o organismo a manter a temperatura, combater a febre e a infecção e, ainda, a produzir excreções como a expectoração para a limpeza das vias respiratórias. Além disso, promove a sensação de conforto e aquecimento do corpo, devido à sua ingestão na forma de caldo quente.

 

Sendo a falta de apetite um sintoma comum da gripe, sobretudo quando existe febre, a canja de galinha assume-se como uma forma prática e eficiente de garantir a ingestão de nutrientes energéticos, nomeadamente proteína (carne de aves), hidratos de carbono (massa ou arroz) e gordura (natural da carne utilizada), além de que se podem sempre adicionar alguns legumes (cenoura, nabo, cebola) e ervas aromáticas (hortelã) para enriquecer nutricionalmente esta refeição. De salientar que recentes estudos apontam para um efeito anti-inflamatório da canja e, ainda que não se conheça a razão, devera ter a ver com a mistura em ebulição de todos estes ingredientes.

 

Por esta altura, já estará convencido(a) da vantagem da canja nestas situações, mas ainda não ficamos por aqui. Saiba, pois, que o próprio vapor da canja, quando quente, pode ajudar a descongestionar as vias respiratórias, pelo que enquanto o prato ainda está demasiado quente para comer, pode aproveitar para fazer inalações.

 

 

CCC000
Visualização normal