10 conselhos para perder barriga rápido

10 conselhos para perder barriga rápido

10 conselhos para perder barriga rápido

 

Se quer perder barriga, siga os 10 conselhos que expomos de seguida:


1. Evite alimentos que causem fermentação exagerada no intestino. O conjunto de alimentos causadores de fermentação intestinal variam de pessoa para pessoa. Dessa forma, deve verificar que alimentos lhe possam causar maior desconforto intestinal, inchaço ou até flatulência, de forma a identificá-los como alimentos mais fermentáveis e a reduzi-los ou retirá-los da sua alimentação. De um modo geral, atente:

- Nos alimentos contendo lactose, uma vez que este é um açúcar muito complexo, cujo processo de degradação causa a produção de gases, que provocam distensão e, muitas das vezes, desconforto abdominal;

- Nos alimentos que são fontes de enxofre, como os brócolos, couve, repolho, couve-de-Bruxelas e couve-flor. O enxofre é altamente fermentável, pelo que o seu consumo em grande quantidade pode ser responsável pelo aumento do abdómen;

- Nos alimentos contendo polióis, como o sorbitol, o xilitol, o manitol e outros produtos utilizados como adoçantes, principalmente em produtos como pastilhas elásticas e rebuçados sem açúcar. Leia os rótulos destes produtos, de forma a identificar a presença destes constituintes;

- Nos alimentos contendo frutose como adoçante;

- Nos alimentos muito ricos em amido, como a batata, massas e milho;

- Nos alimentos demasiado refinados, como os alimentos ricos em açúcar e os alimentos ricos em farinhas brancas, devido à sua capacidade de favorecer o desenvolvimento de bactérias e fungos, que provocam fermentação intestinal;

- Nas carnes vermelhas, cuja digestão é muito demorada, estimulando a acção fermentativa da flora bacteriana intestinal;

- Nas leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas, favas e soja). Em grandes quantidades são muito fermentáveis; em quantidades moderadas, podem sê-lo para algumas pessoas. No entanto, são um alimento muito interessante do ponto de vista proteico, de fibra e de vitaminas e minerais, pelo que não deve exluí-las da alimentação sem verificar se há vantagem em fazê-lo ou não.

 

2. Avalie a sua digestão de alimentos ricos em glúten, em especial o trigo. O glúten é uma proteína que se encontra presente no trigo, centeio, cevada e aveia. O trigo é o cereal que, tipicamente, provoca maior distensão abdominal, pelo que deve ser aquele que requer maior atenção;

 

3. Opte por incluir alimentos termogénicos na sua alimentação, que aumentam o metabolismo de forma natural. Neste grupo incluem-se alimentos como o chá verde, canela, gengibre, pimenta vermelha, laranja, alimentos ricos em ómega 3, etc.

 

4. Exclua da sua alimentação fontes ricas de gorduras saturadas ou trans, como os alimentos processados, pré-confeccionados, carnes gordas, manteiga, laticínios gordos, etc. Em opção, recorra aos alimentos ricos em gorduras insaturadas, como o azeite, os peixes gordos, os frutos oleaginosos, o abacate, o óleo de coco, etc. As gorduras insaturadas vão ajudar a regular os valores sanguíneos de colesterol e triglicéridos, além de que permitem ao organismo receber energia, sem acumular gorduras-extra a nível da barriga, quando consumidas com moderação.

 

5. Troque a utilização de sal por ervas aromáticas, especiarias, alho ou sumo de limão. O consumo excessivo de sal leva, muitas das vezes, à retenção de líquidos, que se torna notório quer ao nível das extremidades, quer ao nível da barriga, provocando maior volume da zona abdominal;

 

6. À semelhança do sal, a água também desempenha um papel fundamental na retenção de líquidos. Um consumo deficitário deste nutriente leva à ocorrência de retenção, pelo que há que garantir a ingestão de um valor mínimo de 1,5L de água ou outros líquidos não açucarados, como chás e infusões;

 

7. É importante manter uma rotina alimentar incluindo várias refeições ao longo do dia, evitando períodos de jejum prolongado. Estes períodos de jejum levam à lentificação do metabolismo, o que provoca a diminuição das necessidades energéticas, fazendo com que haja uma maior probabilidade de ocorrer acumulação de massa gorda no organismo, associada a uma ingestão de nutrientes excessiva;

 

8. Limite a ingestão de bebidas gaseificadas e de refrigerantes, que provocam distensão abdominal, com consequente aumento do seu perímetro;

 

9. A prática de exercício é fundamental para conseguir o objectivo de perder gordura ao nível abdominal. Se possível, aconselhe-se com um profissional da área, de forma a beneficiar de um plano de treino adequado a si e ao seu objectivo específico;

 

10. Último, mas não menos importante: durma bem! O processo de perda de gordura exige um bom descanso, uma vez que a produção de hormonas que controlam a saciedade é maior em pessoas que durmam 7 a 8 horas por dia do que em que pessoas que durmam menos horas. Além disso, um descanso conveniente permite uma maior predisposição para treinar mais e melhor, bem como para cumprir compromissos como atingir um objectivo de perda de barriga.

 

Se o seu abdómen é volumoso devido a uma má alimentação ou a retenção de líquidos, pondere a toma de desintoxicantes ou depuradores, de forma a potenciar a libertação de toxinas e líquidos retidos no organismo, facilitando o processo de perda de barriga.


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