Retenção de líquidos: como combater este inimig...

Retenção de líquidos: como combater este inimigo do emagrecimento

Retenção de líquidos: como combater este inimigo do emagrecimento

A retenção de líquidos é um sintoma cada vez mais frequente e pode ter causas orgânicas, como a má circulação por insuficiência venosa, gravidez, alterações hormonais, causas ambientais, relacionadas com o estilo de vida (alimentação desequilibrada e sedentarismo) ou ainda um efeito secundário de alguns fármacos. Caracteriza-se por sensação de edema (inchaço ou aumento do volume por excesso de líquidos nos tecidos corporais), sobretudo nas zonas da barriga, mãos, pés e pernas que, por norma, se agrava ao longo do dia e pode ser acompanhado de dor.

 

 

 

Com maior prevalência nas mulheres, a retenção de líquidos é um dos maiores obstáculos à perda de peso, levando muitas vezes ao abandono dos regimes de emagrecimento por desmotivação e ausência de resultados. Neste artigo, vamos focar-nos nos truques e dicas para combater, particularmente, as causas ambientais da retenção de líquidos, com enfoque na alimentação e exercício físico. Se a causa da retenção de líquidos for medicamentosa, por gravidez ou outra condição de saúde grave, deverá procurar o seu Médico para o devido aconselhamento.

 

 

 

Saiba como combater este inimigo do emagrecimento e acabar com a sensação de inchaço, de uma forma natural e definitiva, com a nossa dica sobre os cuidados (alimentares e outros) a ter para tratar e prevenir a retenção de líquidos.

 

 

 

Água. Um bom aporte de água ao longo do dia é essencial para evitar a sensação de inchaço. O que pode parecer um contra-senso, é, na verdade, fácil de compreender, desde logo se pensar que a água é fundamental para a fluidez óptima do sangue e para a estimulação da função renal na eliminação de líquidos e toxinas em excesso. Deve ingerir 1,5 a 2,0L de água por dia, simples ou sob a forma de líquidos não açucarados, como chás, infusões ou  águas aromatizadas.

 

 

 

Sal. O sal (sódio) é um dos principais inimigos da retenção de líquidos. Por ser um importante mineral envolvido na regulação do equilíbrio dos líquidos corporais, o seu consumo excessivo leva a maior retenção de água nos tecidos, contribuindo também para o aumento da hipertensão arterial. Deve, pois, reduzir no sal adicionado à dieta, optando por temperos com ervas aromáticas e especiarias, e evitando os alimentos ricos em sal, como queijos, enchidos, manteigas, alimentos liofilizados, caldos de tempero e outros molhos, pratos pré-confeccionados, entre outros.

 

 

 

Plantas medicinais drenantes. Além de serem uma boa e saborosa forma de ingerir água ao longo do dia, várias ervas e plantas com propriedades drenantes podem ser utilizadas em chá ou infusão. Plantas medicinais como o Hibisco, Chá-verde, Cavalinha, Dente-de-leão,  Gengibre, Carqueja, Videira vermelha, Folha de abacate, Folhas de oliveira, Alfafa e Castanha da índia, por exemplo, tem uma poderoso efeito diurético, proporcionando a eliminação de líquidos, sódio e toxinas acumuladas nos tecidos, contribuindo, assim, para uma boa circulação sanguínea e prevenindo o reaparecimento da retenção de líquidos.

 

 

 

Alimentos diuréticos. Deve favorecer o consumo de alimentos ricos em minerais diuréticos (eliminadores de água e de sódio), como o potássio, o cálcio e o magnésio, que existem em abundância nos vegetais, frutas e lácteos.  De entre a frutas mais diuréticas, destacam-se a Melancia, o Ananás, Citrinos e a Banana. Pepino, Beringela, Aipo, Tomate, Alcachofra, Cogumelos e Salsa, estão entre os legumes com maior capacidade drenante.

 

 

 

Alimentos ricos em fibras. A obstipação (prisão de ventre), além de contribuir para o inchaço evidente do abdómen, contribui também para a acumulação de líquidos e toxinas em todos o corpo, pelo que manter um trânsito intestinal regular é fundamental para prevenir a retenção hídrica. Para manter o bom funcionamento do intestino deve ingerir abundância de água ao longo do dia e privilegiar o consumo de alimentos ricos em fibras, estimulantes naturais dos movimentos intestinais, dos quais se destacam as frutas, sobretudo ameixa, damasco, figo, pêssego, kiwi, coco, castanha, marmelo, maça e framboesa, as leguminosas, como o feijão, grão-de-bico, ervilhas, favas e lentilhas, os cereais integrais, com destaque para o farelo de trigo, as sementes (chia, linho, sésamo, abobora, girassol...), os frutos secos ou oleginosos (amêndoa, nozes, avelãs...) e os legumes em geral.

 

 

 

Exercício físico. Passar muitas horas sentado(a) e não fazer nenhum exercício físico regular são factores de risco para a retenção de líquidos, sobretudo a sensação de inchaço nas pernas, na medida em que o movimento é essencial na estimulação da circulação sanguínea saudável e no fortalecimento da massa muscular. Caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta são exemplos de exercícios benéficos. Além disso, se a sua profissão requer que trabalhe muitas horas sentado(a), procure fazer pequenas pausas a cada 45 minutos, movendo-se 2 minutos e, se possível, fazer alguns alongamentos.

 

 

 

Óleo de onagra e vitamina E. Algumas mulheres sofrem de grandes oscilações de peso por variações da água corporal relacionadas com o ciclo mensal menstrual ou outras alterações hormonais, como a menopausa ou a toma de anti-contraceptivos orais. A toma de Óleo de Onagra de forma regular, de preferência conjugado com vitamina E, é uma das formas mais eficazes de reduzir as oscilações de líquidos relacionadas com alterações hormonais. O Óleo de Onagra é facilmente encontrado na forma de suplemento alimentar (óleo ou cápsulas), enquanto a vitamina E, além da forma suplementar, é facilmente encontrada em alimentos como os frutos secos, castanha, sementes, abacate e óleos alimentares vegetais.

 

 

 

Alergias e intolerâncias alimentares. O edema corporal frequente pode ter a ver com intolerâncias alimentares desconhecidas,  sendo despoletado pela ingestão de alimentos que o corpo reconhece como estranhos, reagindo com a activação de mecanismos como a libertação de anticorpos, responsáveis pela sensação de inchado abdominal e retenção de líquidos nos tecidos corporais. A melhoria dos sintomas passa, por norma, com a simples eliminação dos alimentos-veículo da substância à qual se é intolerante, sendo casos comuns a intolerância ao glúten ou à lactose Antes da eliminação de qualquer alimento da dieta, deve sempre aconselhar-se com um profissional de saúde credenciado.

 

 

 

Drenagem linfática. Por vezes, as abordagem alimentares não são suficientes para resultados visíveis na redução do inchado diário. Neste casos, pode beneficiar de um estimulante do sistema linfático, que funciona a par do sistema circulatório na eliminação de líquidos e toxinas do organismo, como a drenagem linfática, profissional ou auto-drenagem.

 

 

 

Suplementos alimentares. Actualmente, dispõe de uma variada e vantajosa gama de suplementos de elevada qualidade e resultados visíveis no tratamento e prevenção da retenção de líquidos, nomeadamente suplementos drenantes, depurativos, desentoxicantes e/ou venotónicos. Estes produtos reúnem na sua composição substâncias naturais como estratos de plantas medicinas, minerais, frutas ou outros compostos vegetais naturais e são frequentemente recomendados por profissionais de saúde no tratamento da retenção de líquidos e como auxiliares da perda de peso bem-sucedida.

 

 

 

 

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